" alt="">

Qual a importância de tratar os efluentes industriais?

As empresas podem utilizar grandes quantias de água diariamente, seja para lavagem de pátios, tanques, equipamentos, ou até mesmo para seus próprios processos produtivos. Com isso, para evitar que a água suja volte aos rios, a indústria pode optar por tratar essa água (efluentes industriais) dentro de sua planta (in-site) ou fora de sua planta (off-site).

As ETE’s (Estação de Tratamento de Efluentes) são locais onde a água contaminada pelas atividades industriais é tratada por meio de processos químicos, físicos e biológicos, atingindo as especificações adequadas para que possa ser devolvida aos corpos hídricos sem danos ao meio ambiente.

Graças a esta tecnologia, industrias podem reutilizar a água em suas atividades deixando um impacto cada vez menor no meio ambiente e protegendo nosso preciosos recursos hídricos de contaminações.

Outro fator importante é a crescente demanda por produtos que sejam fabricados adotando práticas ambientalmente corretas, deixando cada vez menos espaço para empresas que não possuam nenhum planejamento para a gestão de seus resíduos e efluentes.

E como funciona a Estação de Tratamento de Efluentes da Eficiência Ambiental?

A Eficiência Ambiental é especializada no tratamento de efluentes líquidos, de qualquer classificação (Perigosos ou Não Perigosos – Classificação dos resíduos segundo a NBR 10.004:2004). Possuímos uma ETE moderna, tecnológica e com grande capacidade de tratamento instalada. Além de efluente de terceiros, a ETE realiza o tratamento de todo o chorume produzido no empreendimento da Eficiência Ambiental, atingindo o padrão de qualidade exigido e fiscalizado mensalmente pelos órgãos responsáveis.