COVID-19." alt="">

COVID-19 x Plástico

    Em meio ao turbulento cenário proposto por 2020 a humanidade, o antagonista seria o novo corona vírus, um pequeno organismo de rápida reprodução que se espalhou por todo o planeta, nos colocando em estado de emergência pandêmica. O COVID-19 vem cobrando da raça humana união e solidariedade para que possamos superar este período turbulento. Colocou as pessoas a teste, isolando indivíduos dentro de suas casas e os fez refletir sobre hábitos sistêmicos da sociedade. Este vírus afeta a vida como conhecemos de uma infinidade de maneiras, com grande impacto na saúde global, economia, cultura e tem se mostrado danoso também ao meio ambiente.

    O planeta Terra se fortalecia contra uma problema global anunciado há tempos, a crise do plástico. O plástico foi criado para facilitar alguns aspectos da vida humana, porém pode acabar por nos sufocar caso não sejam tomadas medidas para conter sua fabricação. Todo plástico já fabricado ainda continua a perambular por correntes oceânicas ou em um longo repouso natureza a fora, e estima-se que 13 milhões de toneladas deste material acabam no oceano anualmente.

Foto: Ilha de plástico no caribe | Fonte: Caroline Power

    O plástico encontra-se presente na constituição de quase todos os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados por profissionais da saúde e pela população para conter de doenças contagiosas como o COVID-19. A WWF (World Wide Fund for Nature) estima que se apenas 1% das máscaras utilizadas durante a crise for descartada incorretamente, 10 milhões de mascaras acabarão em nossas florestas e oceanos mensalmente.

    Políticas contra o consumo de plásticos de uso único caminhavam rumo a uma consolidação no ano de 2020. Porém devido a sensação de segurança fornecida pela descartabilidade destes copos, sacolas, canudos e talheres enfraqueceram conceitos que vinham sendo estabelecidos entre consumidores do mundo todo. Somado a isso, nunca foi tão barato produzir plástico, devido aos baixos preços de sua matéria prima em tempos de crise, o petróleo.

    É importante lembrar que as principais recomendações para o combate do vírus é a higiene das mãos e de alimentos e a redução de círculos sociais, isolando-se se possível. Descartar produtos de uso único que possam estar contaminados dão ainda mais mobilidade ao vírus caso este descarte seja feito de maneira inapropriada. Portanto deve-se continuar optando por itens que possam ser reutilizados como sacolas e mascaras de pano, que podem ser lavadas, e adotar uma garrafa ou caneca em suas atividades diárias.

    Outras recomendações para evitar ser contaminado e contaminar outros ao seu redor são evitar tocar seu rosto com mãos não higienizadas, bloquear tosses e espirros usando o braço e ainda evitar cumprimentar pessoas com toques de mão.

    Momentos de crise como este, empatia e solidariedade são essenciais para que sejam superados. Além disso revelam a importância real de algumas coisas, como um simples aperto de mão por exemplo. O homem se fortalece quando compreende sua unidade, que ele seja capaz unir forças para cuidar da saúde de nosso planeta da mesma maneira que cuidamos de nós e das pessoas que amamos.

Fonte: Pinterest