" alt="">

Consumo Consciente – como funciona e quais suas práticas?

Sabemos que a humanidade retira milhares de recursos naturais do meio ambiente todos os anos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade já consome mais de 30% de sua capacidade de recurso renováveis. Ainda de acordo com o Ministério, se os padrões de consumo não mudarem, em menos de 50 anos, seriam necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades.

A partir disso, surgiu a campanha do Consumo Consciente, com direito à uma data comemorativa, no dia 15 de outubro. A ideia tem o objetivo de mudar essa realidade e estatísticas, orientando a população sobre a necessidade de um consumo mais responsável, que cause cada vez menos impacto no planeta.

E isso não inclui apenas atitudes relacionadas ao meio ambiente. O consumo consciente é uma mudança de hábitos diários. Conheça alguns deles:

– Separe seu lixo: parece simples, mas ainda é pouco feito. Separe seus resíduos e descarte corretamente.
– Planeje suas compras: com antecedência, analise o que realmente precisa comprar, deixando de lado a impulsividade.
– Consuma o necessário: repense seus hábitos e o que está consumindo. Desde energia e água, até sua alimentação, produtos de beleza, etc.
– Avalie seus gastos: tenha controle sobre como e o que está gastando mensalmente. Muitas vezes, consumimos muito mais do que devemos e precisamos.
– Não compre produtos piratas: comprar produtos legalizados é contribuir com comércios e empresas, e valorizar seus produtos.
– Divulgue o consumo consciente: adote a prática e incentive que mais pessoas também repensem seus hábitos.

Com um passo de cada vez, você estará contribuindo com você e com o nosso planeta! ☺