" alt="">

Como funciona a reciclagem de resíduos de construção civil

A reciclagem é uma excelente maneira de evitar o desperdício de matéria-prima e reduzir dos impactos ambientais, causados pelo descarte incorreto de lixo. Porém, provavelmente você já ouviu falar de reciclagem de plástico, vidro, papel e metal. Mas existe também a reciclagem de resíduos de construção civil, uma ótima solução principalmente para empresas de engenharia, que descartaram uma grande quantia de restos de construção.

Os resíduos mais comuns desperdiçados durante as obras são areia, cimento, concreto, chapas de madeira, blocos de concreto, argamassa, entre outros.
Quase todos estes materiais podem sim ser reciclados.

E como funciona este processo? É essencial contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, pois além da coleta, segregação e destinação, a empresa solicitante também poderá ser certificada.

Depois disso, ocorrerá a classificação dos resíduos:
Classe A: concreto, argamassa, tijolos, telhas, concreto, etc.
Classe B: plásticos, papel, papelão, vidros, madeiras e gesso.
Classe C: todos os resíduos que não podem ser recuperados/reciclados.
Classe D: resíduos perigosos como tinta, solvente, óleo, etc.

Feita a classificação, os resíduos são beneficiados para que tenham novas aplicações comerciais, e em alguns casos, recebem a destinação correta até que se desenvolvam tecnologias que viabilizem a reciclagem destes resíduos.

Destinar corretamente é sempre a melhor escolha!
Conheça nossas soluções: www.eficienciaambiental.eco.br/servicos/