Ciclo da Reciclagem – entenda como funciona e sua importância
Você conhece ou já ouviu falar no Ciclo da Reciclagem? Este processo tem como principal objetivo dar uma nova vida útil a um determinado produto que, incialmente, iria para o lixo. Segundo estatísticas retiradas da Revista Galileu, de fevereiro de 2020, o Brasil produz cerca de 11,3 toneladas de lixo plástico por ano. E destes, apenas 1,28% é devidamente reciclado. O que faz do Brasil o 4º maior produtos de lixo plástico do mundo.
O Ciclo da Reciclagem vem para orientar as pessoas sobre a importância da colaboração e da atividade conjunta. Afinal, a sustentabilidade começa em casa, quando separamos o material reciclável do orgânico, por exemplo. O grande problema disso, além da exploração da matéria-prima, (retirada do meio ambiente em grandes quantidades todos os anos), quando não reciclamos, mais rápido os aterros sanitários ficarão cheios.
Tempo de decomposição
- Papel: de 3 a 6 meses
- Palito de fósforo: 2 anos
- Filtros de cigarro: 5 anos
- Pilhas e baterias: de 100 a 500 anos
- Tampas de garrafa: de 100 a 500 anos
- Latas de alumínio: de 100 a 500 anos
- Plástico: mais de 400 anos
- Vidro: tempo indeterminado
Todos os materiais acima podem sim ser reciclados! Basta seguirmos os processos certos:
- Primeiro, separe seus resíduos em casa – orgânicos / recicláveis / perigosos / outros.
- Em segundo lugar, verifique quais as opções de coleta em sua cidade. Se há caminhão de coleta seletiva, ou quais os pontos de entrega.
- Após isso, a indústria irá realizar a segregação do material, o qual terá uma nova vida útil.
- Por fim, os distribuidores levarão o novo material ao varejo, que pode chegar até a sua casa novamente como outro produto.
Colabore! Uma atitude simples faz a diferença.